terça-feira, 10 de dezembro de 2013

#Combo: Jogos Vorazes

Nota: o que é o #Combo, Jess? O #Combo consiste em uma resenha dupla ou tripla- livro + filme, livro + série ou livro + série + filme. 

Como quase nada sai como eu planejo, a primeira resenha do blog não vai ser de nenhum livro da meta desse mês. Por que? 1. Em Chamas estreou no mês passado e por conta de toda a correria de pré-vestibulanda só hoje vim ter a oportunidade e vontade pra assistir. Pensei em postar de cara um combo, mas não teria muita lógica começar do segundo livro da série, teria? 2. Muitos dos meus amigos não leram ainda por certo preconceito com a trilogia, então aqui vai um empurrãozinho.

O livro:


Título original: Hunger Games
Publicado no Brasil: 2011
De quem? Suzanne Collins
Editora: Rocco

Sobre o que é? 

Após o fim da América do Norte, uma nova nação chamada Panem surge; Formada por doze distritos, é comandada com mão de ferro pela Capital. Uma das formas com que demonstram seu poder sobre o resto do carente país é com Jogos Vorazes, uma competição anual transmitida ao vivo pela televisão, em que um garoto e uma garota de doze a dezoito anos de cada distrito são selecionados e obrigados a lutar até a morte! Para evitar que sua irmã seja a mais nova vítima do programa, Katniss se oferece para participar em seu lugar. Vinda do empobrecido distrito 12, ela sabe como sobreviver em um ambiente hostil. Peeta, um garoto que ajudou sua família no passado, também foi selecionado. Caso vença, terá fama e fortuna. Se perder, morre. Mas para ganhar a competição, será preciso muito mais do que habilidade. Até onde Katniss estará disposta a ir para ser vitoriosa nos Jogos Vorazes?

E aí, gostou?

Muito. Foi o meu primeiro livro do gênero e os "primeiros" a gente nunca esquece. Eu esperava algo bem focado no romance, algo que não fosse tão brutal como a sinopse sugeria. Para um livro dedicado ao público adolescente, é surpreendente, pois é bem mais complexo do que a maioria dos que estão no mercado.
O tema é intrigante e a narrativa muito bem elabora - o que faz com que a leitura flua facilmente. Os personagens são reais, com personalidades complexas, e isso é importante para que a trama seja convincente. Mas indo muito além disso, o que me fez gostar mesmo da estória foram as críticas que a autora colocou no livro sutilmente cobertas com um quê cinematográfico. Em meio a toda brutalidade - não gratuita -, Suzanne faz críticas à manipulação dos meios de comunicação, divisão de classe e revoltas contidas com massacres, assuntos bem presentes na nossa realidade e que coloca o romance da estória em segundo plano, e esse é o diferencial. O enredo pode parecer meio absurdo a principio, mas com o desenrolar você percebe que em um mundo onde grandes reality como Big Brothers recebem uma audiência absurda, seria algo possível.


O filme:

Com quem? Jennifer Lawrence, Josh Hutcherson, Liam Hemsworth, Elizabeth Banks, Woody Harrelson, Stanley Tucci e Lenny Kravitz.
Diretor: Garry Ross

E aí, gostou?

Criei tanta, mas tanta expectativa que quando assisti: *fuen fuen fuen fueeeen*. O filme não me convenceu. Mas isso foi algo bem pessoal, aquela sensação de "faltou alguma coisa aqui".
Passando pra algo mais crítico, o filme é fiel, inegável. O elenco, muito bem escolhido (com exeção ao Lenny Kravitz, né?! pfvr me decepcionou. o Cinna merecia uma atuação impecável) e bem encaixado. As alterações não mexeram com nada significante, a fotografia é linda e a trilha sonora boa.
As cenas essenciais estão presentes e você experimenta uma perspectiva diferente da do livro. O livro narra a trama em primeira pessoa, você tem a chance de conhecer a Katniss mais do que no filme. A atuação da querida JLaw a gente nem precisa discutir, mas o roteiro tirou uma parte significativa do entusiasmo que eu sinto pela Kat. Em contraponto, você tem a chance de ver o que se passa além, não fica preso na arena com ela o tempo todo.


Em suma,  recomendo os dois.

Até mais.
Tchau!

7 comentários:

  1. EU QUERO RESENHA CIENTÍFICA. KDKDKDKDKD

    ResponderExcluir
  2. Que legal seu blog, Jessica! Também sou a loka dos livros e toda vez que vou na livraria fico com vontade de comprar a serie dos jogos vorazes, acho que deve ser bem geek né?
    Nessa linha de jogar ou morrer li um muuuito bom esse ano, O jogador número 1, do Ernest Clive. Não sei se você já leu, mas super recomendo. Foi um dos melhores livros que eu li esse ano. É bem nerd, mas eu adoro esse tipo de leitura.
    Até mais!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Obrigada! Fico feliz de te ver por aqui.
      Não chega a ser geek não. Leia! Vale muito a pena.
      Li O Jogador Número 1 no comecinho do ano. Devorei! hahahaha Entrou na minha lista de favoritos fácil, fácil! Eu também gosto bastante desse tipo de leitura. Até! :)

      Excluir
  3. Hum eu to te dizendo que o mundo quer que eu veja esse filme, e a faculdade quer que eu me isole em um casulo, gostei da resenha, acho que vou dar uma procurada, continue jess*-*

    ResponderExcluir
  4. Já li todos os três livros da série (e como faz um tempinho, não me lembro dos detalhes e fiquei meio perdida nos filmes, pq não lembrava bastante coisa), e o que mais gostei foi Jogos Vorazes!!!
    Na realidade, no geral, acho que sempre os primeiros livros das sagas são os melhores, isso pq é nosso primeiro contato com a história, os personagens, o enredo e somos levados para o universo da autora. Gostei de "Em Chamas", mas o terceiro achei o mais decepcionante de todos.

    http://autoracarolinaribeiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sério? Pra mim faltou a essência da história em JV. Aquela sensação de que ficou incompleto por mais que você não consiga identificar o que é. Pra mim o mais fraco dos livros também foi A Esperança. Sim, sempre são os melhores. Alguns autores parecem que se deixam levar pela fama do primeiro e ficam aumentando a história quando não existe necessidade.

      Excluir

Um real pelo seu pensamento.